quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Tudo termina em PIZZA (Parte I)

Preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno.

Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão-de-abraão", muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.

Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.

A pizza era um alimento para a população humilde. Seus ingredientes são práticos e baratos ( farinha, água, ovos). Os incrementos eram toucinho, peixes e queijos.
A fama da receita correu o mundo e hoje faz parte do desejo universal.

Uma pizza, acompanhada de um bom vinho e uma boa companhia numa noite de sexta-feira é, com certeza, a melhor forma de liberar o estresse acumulado durante a semana!
BUON APPETTITO!

Nenhum comentário: