quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Que venga el TORO!

Culinária mexicana. Forte, apimentada, criativa.

Pra quem gosta de "um tempero a mais", eis uma gastronomia interessante.

Cores fortes, vivas, que despertam não só a fome. Despertam também a vontade de sair dançando aquelas músicas latinas que sempre tocam nesses ambientes (principalmente após umas tequilas).

Os ingredientes usados são uma herança histórica da região. A base da culinária mexicana é o milho (cultivado pelos astecas). Dele são feitas as Tortilhas que originaram os Burritos, Tacos, Enchiladas, Fajitas, Tostadas, Chimichangas, Flautas, Quesadilhas e Nachos. As tortilhas podem ser servidas quentes, frias, fritas ou tostadas. Em muitos casos são usadas como talher adicional ou até como veículos para que possa-se comer carnes, feijões, etc... de maneira rápida e prática.

Com a colonização espanhola, as especiarias chegaram para incrementar e agregar mais sabor. Orégano, salsa, pimenta, além de frutos e vegetais deram origem aos pratos hoje apreciados pelo mundo inteiro. Porcos, galinhas, cabras também vieram com a colonização. Todos os pratos vêm repletos de queijo derretido. Carne, frango, calabresa e outras carnes ficam ao seu critério.

(Nacho Supreme) pedida certa para os casais. O modelo varia entre os restaurantes.

O mexicano, além de se alimentar de maneira saudável e completa pratica a Sesta, tradicional "cochilo" após a hora do almoço. Estudos já provaram que o hábito da Sesta aumenta a produtividade e a capacidade de atenção (sem dúvidas, tirar um cochilo depois do almoço foi uma invenção dos deuses! ou melhor, dos latinos!)

A pimenta tem um papel significativo. É o símbolo da comida mexicana e surge por interferência da cultura indígena. As cores e o sabor picante já se faz sinônimo da culinária mexicana!

Em Salvador há várias opções e os preços são em conta. O mexicano mais novo, "El Mexicano" tem atraído um bom público, mas o Tihuana, da pituba e do Itaigara continuam sendo o ponto principal dos adimiradores baianos. Na barra encontramos o Novo México e o Villa Guadalupe (perto do Bohemia). Já no bairro mais boêmio de Salvador (o Rio Vermelho) encontramos o Las Magueritas e o Cien Fuegos. Ambos ótimas pedidas.

Indicação: O Cien Fuegos:
Endereço:
Rua Alexandre de Gusmão, 60Rio Vermelho - Zona 0 - 3334-7915/3334-7711
Horário: Segunda e terça, 19h à 1h; quarta a sexta, 18h às 3h; sábado, 19h às 3h

Local disputadíssimo pelos casais e grupos de amigos em Salvador. Vale MUITO a pena conferir! Principalmte se você estiver tentando "aquela" conquista. Os drinks e os pratos fazem loucuras!! literalmente...

Um comentário:

Alex Oliveira. disse...

putz, eu adoro comida apimentada, com toda certeza essa comida mexicana seria uma boa pedida.

;)